Deu positivo! E agora?

Acabou de descobrir que está grávida? Parabéns! Este texto é para você que está prestes a embarcar na emocionante jornada da maternidade. Aqui, discutimos as mudanças emocionais e físicas que você pode esperar, a importância do cuidado com sua saúde mental e como a psicoterapia pode ser uma aliada valiosa para viver essa fase com mais tranquilidade e felicidade.

Ana Paula Sacomano

1 min read

Parabéns pela novidade! Agora você está embarcando em uma jornada incrível chamada gravidez, cheia de emoções intensas, mudanças físicas, reviravoltas emocionais e até ajustes sociais. Prepare-se para um turbilhão de sensações e experiências que vão transformar sua vida!

É um período em que a palavra "controle" pode começar a parecer um pouco distante. De repente, você pode sentir medo de coisas que nunca haviam te assustado, questionar atitudes que antes eram certezas absolutas e ficar perdida em pensamentos sobre o que vem pela frente. E, claro, sonhar acordada com mil cenários possíveis, idealizar situações e, sem querer, criar expectativas que parecem brotar do nada. Parece até que nossa memória de vez em quando nos prega peças, não é?

Esse momento é um verdadeiro sobe e desce de emoções. Em um minuto, você está radiante de felicidade; no outro, uma melancolia sem fim. Super animada em um dia, e no seguinte, o desânimo bate à porta. Uma hora você está cheia de energia e, de repente, o cansaço toma conta. Tranquila como um rio calmo e, logo em seguida, irritada como uma tempestade de verão. Ah, as delícias e loucuras da gravidez!

E é exatamente agora que você precisa se cuidar com todo o carinho do mundo, tanto fisicamente quanto mentalmente. Você já sabe da importância do pré-natal para acompanhar a saúde do seu bebê, mas é fundamental também cuidar da sua mente, que está passando por tantas mudanças.

Com um emocional bem cuidado e fortalecido, você consegue lidar melhor com todas essas transformações, encarando cada desafio com mais clareza e tranquilidade. O autoconhecimento, que pode ser alcançado através da psicoterapia, ajuda a reconhecer e aceitar essa nova fase, diminuindo as chances de enfrentar a temida depressão pós-parto, estresse e ansiedade. E quem não quer uma mente leve e saudável para curtir cada momento com o bebê, não é?

Então, vamos juntas nessa! Afinal, cuidar de você é o primeiro passo para cuidar bem do seu bebê.